HSC Blumenau integra projeto Proadi-SUS
O Hospital Santa Catarina de Blumenau é um dos 12 hospitais integrantes do projeto “Consórcio Nacional para Mensuração de Desfechos em Saúde”. Desenvolvido pelo Hospital Moinhos de Vento, o projeto faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). Uma parceria entre o Ministério da Saúde (MS) e a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
De acordo com a supervisora da Qualidade, Karina Paschoal Paris, o intuito é avaliar o desempenho das instituições hospitalares do Brasil. “Através de indicadores gerados, é possível analisar a qualidade da gestão e da assistência prestada; especialmente no que se refere às doenças mais prevalentes”, destaca.
Em contrapartida, o projeto contribui para a melhora da qualidade dos prestadores de saúde no país, como destaca a gerente de Estímulo à Inovação e Avaliação da Qualidade Setorial da ANS, Ana Paula Cavalcante. “Assim, ao mesmo tempo que agrega o conhecimento sobre a realidade dos hospitais privados e filantrópicos que atendem o SUS, o projeto possibilita a identificação de pontos de aprimoramento e o desenvolvimento de políticas baseadas em desempenho”, enfatiza.
Conforme Karina, o programa prevê um painel com indicadores gerais e um conjunto de indicadores específicos para cinco linhas de cuidado. Além de uma plataforma para coleta e acompanhamento dos resultados. “Serão 65 indicadores, 14 gerais e 56 específicos, incluindo acidente vascular cerebral, síndrome coronariana aguda, artropatia de quadril, sepse, câncer de mama e próstata”, explica.
O lançamento aconteceu em Porto Alegre, no dia 23 de agosto deste ano, reunindo representantes dos principais hospitais acreditados do Brasil.
Sobre o PROADI-SUS
O PROADI-SUS foi criado em 2009 com o propósito de apoiar e aprimorar o Sistema Único de Saúde (SUS). Investindo assim, em projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias, gestão e assistência especializada demandados pelo Ministério da Saúde.
Entre os principais benefícios, destacam-se: redução de filas de espera; qualificação de profissionais; pesquisas do interesse da saúde pública para necessidades atuais da população brasileira; gestão do cuidado apoiada por inteligência artificial e melhoria da gestão de hospitais públicos e filantrópicos em todo o Brasil