A- A A+

Mitos e verdades: Rinite

Nariz escorrendo, obstrução nasal, coceira no nariz e nos olhos e espirros. Esses são os principais sintomas da rinite, inflamação da mucosa que reveste a cavidade do nariz. Confundida muitas vezes com outras alergias respiratórias e infecções, a doença é causada por uma reação exagerada do nosso sistema imune a fatores habituais do ambiente.

No Brasil, os principais causadores são a poeira doméstica, ácaros, fungos e pelos de animais. Além disso, no inverno as crises tendem a se agravar. Isso porque as pessoas tiram roupas guardadas após muito tempo para usar e passam mais tempo em ambientes fechados.

E apesar de ser uma doença muito conhecida, ainda existem muitos mitos sobre ela. “Muitos pacientes acham que estão sempre com resfriado”, ressalta o pneumologista do HSC Blumenau, Dr. Eduardo Menezes Lopes.

Para esclarecer as dúvidas que ainda persistem sobre a doença, separamos e esclarecemos alguns itens polêmicos. Confira:

 1 – A rinite alérgica é hereditária.

Verdade! A rinite alérgica tem características hereditárias. Portanto, filhos de pais alérgicos possuem mais chances de também desenvolver a doença. Mas isso não é uma lei, ou seja, não significa que porque um dos pais seja alérgico a criança também será.

2 – Toda rinite é alérgica.

Mito! Existem vários tipos de rinite. Entre eles estão a alérgica, medicamentosa, gestacional, irritativa, entre outras.

3 – Pode virar sinusite.

Verdade! Se não for tratada, a inflamação no nariz pode facilitar a entrada de bactérias no nariz. Consequentemente, a pessoa pode desenvolver uma sinusite.

Agora você já sabe o que é verdade e o que não é em relação à rinite. Da mesma forma, consultar o seu médico é essencial para o correto diagnóstico, o qual envolve análise do histórico do paciente, exame das passagens nasais e, às vezes, teste cutâneo. Já para o tratamento, podem ser indicados medicamentos, dependendo do seu tipo de rinite.

Últimas notícias