A- A A+

Laboratório SC realiza coleta para testes COVID-19 em sistema drive-thru

O Laboratório SC Santa Catarina lançou um sistema pioneiro para a coleta de testes COVID-19 em Blumenau. Trata-se de um drive-thru, em que o paciente não precisa sair do carro, evitando assim a circulação de pessoas no local.

A estrutura foi instalada no estacionamento Park 1 do HSC Blumenau, ao lado de onde o Laboratório funciona. Desde segunda-feira, dia 13, é realizada a coleta em pacientes com horário agendado via WhatsApp (47) 98909-7116.

Os testes podem ser realizados por auto-sugestão, indicação da Vigilância Epidemiológica ou indicação médica. Não há cobertura de plano de saúde (exceto RT-PCR, pela Unimed) e os valores variam entre R$ 225,00 e R$ 405,00. São disponibilizadas três metodologias: RT-PCR, Sorologia por Quimioluminescência IgG/IgM e teste rápido.

RT-PCR

Detecta a presença do RNA do vírus SARS-CoV-2 na amostra obtida por meio de swab (cotonete) na mucosa nasofaringe (nariz e garganta). Assim, deve ser coletado entre o 3º e 7º dia do aparecimento dos sintomas. O RT-PCR é considerado o padrão-ouro de diagnóstico.

Sorologia – COVID-19 (Dosagem Anticorpos ANTI SARS-CoV-2 IgM/IgG)

Este exame possui sensibilidade e especificidade superior a 99% se for realizado 14 dias ou mais após o início dos primeiros sintomas. A IgM é encontrada no período inicial da doença (fase aguda). Por isso, a coleta deve ser feita, preferencialmente, sete dias após o aparecimento dos sintomas.

Já a IgG é um teste sorológico que é realizado através de amostra de sangue. Ele é indicado para pacientes sintomáticos na fase tardia da infecção. Dessa forma, é capaz de informar se o paciente já foi infectado pelo vírus em algum momento.

Teste Rápido Imunocromatográfico de Fluxo Lateral IgG/IgM

Indicado a partir de 10 dias após o início dos sintomas, a sensibilidade é de 86,2% para Anticorpos IgG e de 71,9% para IgM. Já a especificidade para Anticorpos IgG é de 96,2% a 95% para IgM.  Portanto, dependendo da janela imunológica da pessoa, pode apresentar resultado falso negativo.

 

Últimas notícias