Ação relacionada à Meta 6 sensibiliza e educa colaboradores
No último dia 24 de junho, comemorou-se o Dia Mundial de Prevenção em Quedas. Relacionada à Meta 6, a data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o objetivo de adotar medidas preventivas e de orientação para pacientes com risco identificado. Sobretudo idosos, pessoas com distúrbios de marcha ou de equilíbrio, diminuição do nível de consciência ou fazendo uso de determinados medicamentos.
Segundo o Ministério da Saúde, queda é o deslocamento não intencional do corpo para um nível inferior à posição inicial, com incapacidade de correção em tempo hábil. Portanto, ela pode ser provocada por vários fatores e circunstâncias. Assim, pode resultar em danos, e portanto, lesões em pacientes hospitalizados. Além disso, a Meta 6 inclui a prevenção de lesão por pressão, ou seja, danos localizados na pele.
Portanto, como medida de segurança, é preciso avaliar o risco de queda e registrar no prontuário diariamente. Como também, intensificar a atenção aos pacientes que estão em uso de sedativos.
Ação do HSC Blumenau para a Meta 6
Entre os dias 24 e 25 de junho aconteceu uma simulação de envelhecimento, na sala de Educação Corporativa (SEC) do HSC Blumenau. Promovida pelo Grupo da Meta 6, o objetivo foi sensibilizar as equipes assistenciais, colaboradores e terceiros, demonstrando as limitações.
Dessa forma, os participantes da ação puderam usar um equipamento que dificultava os movimentos. Assim, mesmo as tarefas do dia a dia, como contar moedas e dobrar os joelhos na hora de subir na maca, tornaram-se difíceis. Portanto, essas circunstâncias geram maior risco de quedas e, consequentemente, danos. Os participantes da simulação ganharam canetas amarelas, remetendo à Meta 6.1.
Além disso, os membros da Meta 6 passaram pelos setores do Hospital realizando uma dinâmica com um quadro magnético e imãs. Em um cesto, haviam frases e informações, sendo que apenas algumas eram relacionadas à prevenção de lesões decorrentes de quedas. Portanto, os colaboradores deveriam selecioná-las e disponibilizá-las no mural. Caso acertassem, receberiam um presente.
Campanha de Prevenção em Quedas
Para cada uma das Metas Internacionais de Segurança do Paciente, foi criado um super-herói. Juntos, eles formam a Liga da Segurança do HSC Blumenau. Dessa forma, independente de sua idade, gênero ou biotipo, todos possuem um poder especial. Assim, ajudam a salvar o mundo e dão apoio nas ações que acontecem dentro do hospital.
No caso da Meta 6.1, o personagem é o Caio Firmino. Enfermeiro aposentado, ele é um senhor bem-humorado e que sempre levou jeito para cuidar das pessoas. Além da sua piada “Caio, mas me levanto”, ele também é lembrado pelos colegas de profissão por identificar os riscos de queda melhor do que ninguém. Portanto, esse é seu super-poder.
Assim, o Caio Firmino esteve presente durante a realização das ações relacionadas à Meta 6. No banner de divulgação e nos wallpapers dos colaboradores, ele fez a sua parte. Além disso, seu personagem ganhou vida no vídeo exibido na televisão do Restaurante dos colaboradores, que convidava a todos para participarem das atividades de conscientização.