Já ouviu falar da expressão “frio dolorido”?
Você já recebeu a previsão do tempo baseada em alguma “dor no joelho” ou ouviu a expressão frio dolorido? As mudanças de clima, em especial as frentes frias, podem causar muito desconforto.
Isso ocorre porque, no frio, os músculos tendem a ficar mais contraídos, o que causa rigidez muscular e dificuldade para se movimentar.
Um estudo da Escola de Medicina de Harvard atestou que, com a baixa exposição ao Sol, os níveis de Vitamina D, importante para a saúde dos ossos e dos músculos, tendem a cair, o que pode não ser uma boa combinação.
Além disso, com o frio os vasos sanguíneos se contraem e levam menos sangue às extremidades do corpo, diminuindo o fluxo sanguíneo nas articulações.
Alguns fatores que contribuem para esta sensação são:
Enrijecimento muscular
De forma involuntária, os músculos se encolham na tentativa de regular a temperatura do corpo por meio do acúmulo do calor. Com isso, a musculatura acaba enrijecendo, o que pode ocasionar processos inflamatórios.
Redução do fluxo sanguíneo nas mãos e nos pés
Com a redução da temperatura interna do corpo, que acompanha a temperatura do ambiente, o diâmetro dos vasos sanguíneos diminuem, reduzindo a irrigação sanguínea nos tecidos musculares.
Mudanças nas articulações
Essa alteração, por sua vez, é causada pelo resfriamento do líquido sinovial, um fluido viscoso que ocupa as cavidades e promove o deslizamento das superfícies. Com isso, o líquido fica mais espesso e dificulta os movimentos do corpo.
Dicas para amenizar o mal-estar
Com a chegada do frio, as dores para quem sofre com artrites, fibromialgia, lúpus e outras doenças que afetam a cartilagem e as articulações aumentam. Pessoas com problemas ortopédicos, por exemplo, também estão mais sujeitas ao problema.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, embora as dores pareçam mais intensas, nesses casos, a mudança de clima não é capaz de piorar a inflamação.
Apesar disso, existem algumas formas de amenizar o mal-estar. Beber água, por exemplo, ajuda a lubrificar as articulações e, com isso, diminuir as chances de desconforto. Veja o artigo no nosso site sobre a importância de beber água.
A estação mais fria do ano requer atenção especial, por isso, se quiser saber mais leia os 5 cuidados com a saúde no inverno. Antes de mais nada, confira as dicas abaixo.
Quem vive com dores, muitas vezes, tende a optar pela automedicação, o que pode ser um perigo para a saúde. Além de não contribuir com o alívio definitivo da dor.
Sobretudo, é preciso lembrar que nada substitui a orientação de um médico. Agora você já sabe, quando ouvir a expressão “frio dolorido”, pratique ou indique as formas de amenizar as dores.
Se os sintomas persistirem, agende uma consulta com um dos nossos reumatologistas e tire todas as suas dúvidas.
Afinal, quando o assunto é saúde, prevenir é sempre o melhor remédio.