HSC Blumenau realiza cirurgias inéditas de hérnia no Vale do Itajaí
O Hospital Santa Catarina de Blumenau (HSC Blumenau) realizou um procedimento inédito no Vale do Itajaí nesta quarta-feira, dia 11. A cirurgia endoscópica de hérnia de disco lombar consiste em uma evolução da cirurgia convencional, denominada microcirurgia.
Embora nova na região, a técnica minimamente invasiva já é comum nos grandes centros do Brasil. Neste tipo de procedimento, o corte é menor, aproximadamente 0,7 centímetros, e a recuperação do paciente acontece entre sete e dez dias.
Os procedimentos foram realizados pelo chefe do serviço de neurocirurgia do HSC Blumenau, Dr. Cezar Guiotoku, juntamente com o neurocirugião, Dr. Humberto Schroeder e um dos mais experientes cirurgiões endoscópicos de coluna do país, Dr. Marco Aurélio Moscatelli.
“Como a manipulação da musculatura é menor, a melhora acontece mais rapidamente do que na microcirurgia”, conta o neurocirurgião, Dr. Guiotoku.
A técnica utiliza um intensificador de imagem que mostra o nível a ser operado. Assim, a partir deste momento inicia-se a parte videoendoscópica da cirurgia, na qual a hérnia é removida com maior precisão e segurança, diminuindo danos às estruturas da coluna.
A cirurgia necessita de anestesia geral e é indicada para pacientes que não tiveram resultados com o tratamento clínico. “Quando a fisioterapia, a medicação e o repouso não amenizam a dor, recomenda-se a videoendoscopia ou a microcirurgia”, esclarece o especialista.
“Cerca de 80% dos casos melhoram sem necessidade de intervenção. Afinal, a maioria das pessoas é sedentária, tem sobrepeso, má postura e faz esforço excessivo”, complementa.
O que é a hérnia de disco?
Dor nas costas é algo que todo mundo vai sentir um dia. A hérnia de disco, por sua vez, é uma das piores dores que o ser humano pode suportar. Com o passar dos anos, principalmente a partir dos 40, os anéis que compõem os discos da coluna sofrem desidratação e se rompem.
Dessa forma, com o rompimento, o núcleo (uma espécie de gel que amortece o impacto entre as vértebras) vaza e passa a ocupar um lugar que não deveria, causando a compressão do nervo ciático. Esse processo é chamado de hérnia de disco.
Segundo o neurocirurgião do HSC Blumenau, Dr. Cezar Guiotoku, a dor irradia por toda a perna, causando dormência, formigamento e perda de força. “Em casos mais extremos, o paciente pode sofrer de incontinência urinária e intestinal”, explica ele.