Você sabe o que é Tromboembolismo Venoso (TEV)?
O Tromboembolismo Venoso (TEV) é a formação de um coágulo sanguíneo, sangue em forma sólida, dentro de uma veia profunda, o que impede a circulação do sangue. Portanto, ele compreende duas doenças:
- Trombose Venosa Profunda (TVP): Quando o coágulo se forma em uma veia profunda. Geralmente na perna, coxas ou próximo ao quadril.
- Tromboembolismo Pulmonar (TEP): Quando o coágulo da trombose se desprende da veia e atinge os pulmões, bloqueando a circulação de sangue e dificultando a respiração.
Os fatores de risco incluem fraturas, cirurgias, tabagismo, uso de anticoncepcionais e hospitalizações. Assim, a gravidade pode variar. Mas se não for prevenido, o TEV pode até mesmo causar morte súbita.
Todos os anos, ocorrem cerca de 10 milhões de casos ao redor do mundo. Ele afeta uma a cada mil pessoas por ano. Dessa forma, grande parte dos pacientes hospitalizados possuem, no mínimo, um fator de risco de TEV.
Outubro: Mês Mundial de Conscientização da Trombose
No último dia 13, comemorou-se o Dia Mundial da Trombose. A data foi definida pela Sociedade Internacional de Trombose e Hemostasia para alertar a população sobre os riscos e formas de prevenção.
Nesse sentido, é importante lembrar que, com o uso da profilaxia adequada, o TEV pode ser prevenido. Portanto, apesar de ser silencioso, em caso de cirurgia ou hospitalização, o paciente deve passar pela Avaliação de Risco.
Além disso, a realização de caminhadas e o uso de meias elásticas de compressão também são medidas preventivas para quem não pode deixar os leitos. Porém, para pacientes que têm a possibilidade de se mover, é recomendada a deambulação (caminhada) diária.
TEV em discussão no HSC Blumenau
Trazendo a importância das boas práticas para a prevenção, nesta segunda-feira, dia 14, foi realizado um encontro com o grupo de TEV e a equipe multidisciplinar do HSC Blumenau.
Na ocasião, quem adivinhasse o número de bombons vermelhos dentro de um pote de vidro o levaria como prêmio. Dessa forma, na brincadeira, cada bombom representava um coágulo sanguíneo.
O protocolo de profilaxia de TEV, principal medida de segurança aplicada nos pacientes da instituição, é monitorado e implementado pelo grupo multidisciplinar. Assim, ele é aplicado a todos os pacientes adultos, sejam eles clínicos ou cirúrgicos.
Revisão por: Lídia Fabiana da Silva Manske, Enfermeira Assistente da Qualidade.