Setembro Verde: O que você precisa saber sobre o câncer de intestino
Considerado um dos mais comuns entre homens e mulheres, o câncer colorretal ou de intestino, afeta cerca de 30 mil pessoas todos os anos. Esses são os dados Instituto Nacional de Câncer (Inca). Dessa forma, o tumor é o terceiro mais frequente em homens e o segundo entre as mulheres brasileiras.
Quais os sinais da doença?
Silencioso, o câncer colorretal causa sintomas, em geral, apenas em estágios mais avançados. Porém, algumas alterações podem ser notadas pelo paciente, geralmente acima de 40 anos. Entre elas, a presença de sangue nas evacuações, diarreia crônica, constipação persistente, cólicas e inchaço abdominal.
Como é feito o diagnóstico?
Ainda que possam ser identificados sinais que identifiquem o câncer de intestino, a principal forma de prevenção é pelo rastreamento em exames. Assim, a colonoscopia detecta tanto a doença como os pólipos, que podem ser ressecados antes de se transformarem em tumores malignos.
Como prevenir o câncer de intestino grosso ou reto?
Apesar de possuir grande índice de incidência por histórico familiar da doença, cerca de 90% dos casos podem ser prevenidos. Portanto, uma dieta saudável, atividades físicas e visitas regulares a um especialista podem fazer a diferença no desenvolvimento, ou não, do tumor.
Dessa forma, há que se destacar os riscos do consumo excessivo de carnes vermelhas, defumados, conservantes, corantes e industrializados. Entretanto, evitar cigarros e bebidas e controlar o sobrepeso são hábitos que ajudam a prevenir o câncer de intestino.
Dados alertam para o aumento do número de casos em SC
Segundo dados do INCA, o câncer de intestino deve ser, em 2019, o segundo mais incidente em Santa Catarina, apenas atrás do câncer de traqueia/pulmão. Dessa forma, as taxas são maiores nas regiões Sul porque há o predomínio do consumo de carnes vermelhas e gordurosas.
Movimento Setembro Verde e prevenção
Idealizada pela Sociedade Catarinense de Coloproctologia (SCCP/ABRAPRECI/SBCP), a campanha Setembro Verde busca alertar a população para a prevenção do câncer de intestino. Assim, ações marcam o mês de conscientização e combate à doença.
Dessa forma, demonstrando seu apoio à causa, nas noites de setembro, a fachada do HSC Blumenau foi iluminada em verde. O objetivo é gerar um maior engajamento de toda a comunidade para os vilões da vida moderna. Justamente aqueles que podem causar mudanças perigosas nos hábitos intestinais.