HSC Blumenau recebe novo projeto dos Trapamédicos, o Trapacellos
Na tarde da última sexta-feira, dia 03 de maio, o HSC Blumenau teve a alegria de receber outra visita dos médicos mais divertidos da cidade: Os Trapamédicos. Com seus grandes narizes vermelhos e jalecos coloridos, Fernanda Bressiane, a Dra. Paçoca, e Carolina de Almeida Coelho Wachholz, a Dra. Rolinha, trouxeram uma apresentação diferente. Assim, o resultado foi ainda mais encantador, despertando o riso em pacientes, familiares e colaboradores.
O novo projeto dos Trapamédicos, Trapacellos, usa a música como forma de interação no ambiente hospitalar, através do violoncelo. Segundo Carolina de Almeida Coelho Wachholz, educadora musical e responsável pela iniciativa, a ideia de trazer o violoncelo foi justamente para surpreender as pessoas e promover a cultura. “A expectativa das pessoas quando veem a caixa é que seja um violão, e é muito legal ver a surpresa nas reações. Escolhemos o violoncelo porque muitos nunca viram nem ouviram o instrumento. É um som lindo, que fica no ambiente”, comenta.
Assim, com muito orgulho e felicidade o HSC Blumenau foi a primeira instituição da cidade a receber as atividades dos Trapacellos. Segundo a Presidente Voluntária dos Trapamédicos, Adriana Kreibich da Costa, o trabalho musical junto com a alegria trazida pela figura do palhaço visa amenizar, ainda mais, os efeitos da hospitalização. Além disso, o objetivo é transformar a recepção do hospital em um lugar mais leve e descontraído.
Dessa forma, as intervenções com música do Projeto Trapacellos acontecerão uma vez a cada dois meses, às sextas-feiras, às 14h. O tempo estimado de apresentação é de 20 minutos, sempre seguindo as normas de segurança e cuidado hospitalar.
Os Trapamédicos
O grupo de voluntários Trapamédicos surgiu em 2006. O objetivo é de transformar a rotina dos pacientes e colaboradores das instituições de saúde do município. Com o apoio da Unimed, os voluntários atuam em duplas, trazendo alegria aos ambientes hospitalares.
Em 2013, houve a ampliação dos Trapamédicos com a inclusão dos Trapapets. Igualmente, as Intervenções Assistidas com Cães promovem a saúde e melhoram a qualidade de vida das pessoas hospitalizadas. Atualmente as visitas são realizadas, uma vez por mês, na psiquiatria do Hospital Santa Catarina de Blumenau.