Quem já realizou exames de imagem deve ter se perguntado sobre a utilização de contrastes. Afinal, o que é e para que serve? A radiologista da Bluimagem, Dra. Bárbara Blaese Klitzke Boettger, explica que eles servem para que possamos diferenciar tecidos normais de possíveis alterações.
“O médico radiologista é especializado e habilitado para indicar ou não a utilização do meio de contraste”, complementa. Assim, o profissional leva em consideração a história do paciente e a indicação do exame.
Contrastes mais comuns e a segurança do paciente
Os contrastes mais utilizados são os iodados, principalmente na Tomografia Computadoriza, técnica que permite visualizar cortes em três dimensões da anatomia humana. Além disso, os contrastes a base de gadolínio também são utilizados na Ressonância Magnética.
“É comum que os iodados causem sensação de aceleração do batimento cardíaco, calor no corpo e náusea, mas isso não caracteriza uma reação adversa. São sensações passageiras e comuns durante o exame”, afirma Dra. Bárbara.
Para garantir maior segurança durante a realização de exames de imagens e, principalmente, nos exames que utilizam contraste, a Bluimagem localiza-se ao lado do Pronto Atendimento do Hospital Santa Catarina de Blumenau.
https://www.facebook.com/113969420158612/videos/322889632242215