Você sabia que mais de 60% do corpo humano é composto de água? Por isso, manter-se hidratado é fundamental para o funcionamento do nosso organismo. Dessa forma, o baixo consumo ou perda excessiva de líquidos pode provocar desidratação.
No verão, a desidratação é mais frequente, pois eliminamos maior quantidade de água através do suor. Assim, a condição acomete principalmente crianças e idosos. Então é preciso hidratar-se em quantidade suficiente para cobrir estas perdas.
Dicas para manter a hidratação
Nas altas temperaturas, a ingestão de líquidos deve ser ainda mais intensa, principalmente de água, suco de frutas natural e água de coco.
Sinais sutis como cansaço, dor de cabeça e queda na pressão podem ser sinais de desidratação. Portanto, uma dieta rica em frutas e legumes também deve ser seguida, pois esses alimentos possuem alto teor de água.
Para reforçar o hábito, é sempre bom ter uma garrafa por perto. Assim, para ajudar a lembrar de ingerir líquidos, programar alarmes no celular também ajudará a incluir a água na sua rotina.
Da mesma forma, indicam-se roupas leves e evitar a exposição direta ao sol nos dias muito quentes. Assim, a perda de líquidos pela transpiração é minimizada. Já os exercícios físicos devem ser realizados em horas com temperaturas mais amenas.
Mais benefícios da água
A boa hidratação traz benefícios para o corpo todo! Dessa forma, ela ajuda a manter uma pele mais bonita, promovendo a revitalização das células e evitando problemas como ressecamento e descamação.
Ela também facilita a eliminação de secreções e faz com que o intestino funcione melhor. Além disso, ainda há estudos que comprovam que o humor e a concentração melhoram com a ingestão de líquidos.
Revisão médica por: Sheila Piccoli Garcia, endocrinologista e metabologista.