SERVIÇOS CENTRO CIRúRGICO

Centro Cirúrgico

Centro Cirúrgico  Sentir-se seguro em um Centro Cirúrgico vai muito além de ter à disposição equipamentos modernos e uma equipe capacitada. Para que isso aconteça, outras medidas são essenciais e nem sempre dependem de tecnologia ou gastos excessivos, podendo ser simples e de fácil realização.

Pensando nisso, o Hospital Santa Catarina de Blumenau adaptou para a realidade da Instituição, um sistema de checagem, semelhante ao utilizado por empresas aéreas, os conhecidos “check-list”. Uma espécie de conferência dos dados e informações relevantes sobre cada pessoa atendida no Centro Cirúrgico.

O primeiro passo do check-list ocorre logo após a chegada do paciente ao hospital. Sempre que uma cirurgia vai ser realizada, um profissional de enfermagem confere a identificação correta, medicações em uso e eventuais exames que o paciente dispõe. Isso é muito importante, pois alguns remédios podem apresentar aumento de sangramento, aumento da ação de anestésicos ou alterações cardiológicas.

Nas cirurgias em que há lateralidade - lado esquerdo ou direito, como membros, por exemplo, o cirurgião marca com uma caneta de tinta resistente o lado onde a cirurgia deverá ser realizada, antes do paciente ser anestesiado. Outro cuidado muito importante e que acontece no Hospital está ligado à liberação da sala de cirurgia, que só deve ser feita após a conferência da disponibilidade de próteses, medicações especiais e funcionamento perfeito dos equipamentos utilizados.

E, finalmente, antes de qualquer incisão, é feita a última verificação, na qual mais uma vez são conferidos com o cirurgião o nome do paciente, o diagnóstico e o procedimento a ser realizado. Isso tudo demonstra o respeito e a responsabilidade da equipe assistencial com as pessoas que confiam à saúde e a própria vida aos seus “anjos cuidadores”.
 




RECEBA NOVIDADES

Se você deseja receber novidades sobre o HSC de Blumenau,

inscreva seu nome e e-mail nos campos abaixo para ser incluído na nossa lista de contatos:

Nome:


E-mail:

Siga e curta o HSC Blumenau nas redes sociais Siga-nos no Twitter Siga o HSC no Twitter Curta a Página do HSC no Facebook