A Fisioterapia Hospitalar é focada em três pilares: a prevenção, a cura e a reabilitação, utilizando técnicas específicas de fisioterapia motora e respiratória, para auxiliar na recuperação durante o período de internação, conforme o grau de complexidade de cada cliente. No HSC Blumenau, a fisioterapia acontece à beira do leito, nas unidades de clínica médica, cirúrgica e de saúde mental, assim como na sala de recuperação pós-cirúrgica, Centro de Oncologia, CTI Adulto e UTI Neonatal e Pediátrica, de acordo com a indicação e prescrição médica.
A Fonoaudiologia Hospitalar é a área que atende o paciente ainda no leito, interagindo com diversas especialidades: voz, fala, deglutição, mastigação, sucção, audição e comunicação. Na maioria dos casos, a atuação é focada na reabilitação da deglutição (ato de engolir) do paciente. Sendo que, o serviço de Fonoaudiologia do Hospital é responsável também pela realização do Teste da Orelhinha em todos os recém-nascidos, pelos atendimentos prestados aos idosos da Casa São Simeão (filantropia), além da execução do exame complementar da deglutição (Videodeglutograma) junto à Bluimagem.
A Psicologia Hospitalar contribui para o alívio do sofrimento dos pacientes internados, atuando nos aspectos subjetivos da doença, tanto do paciente quanto de familiares, bem como, dos profissionais envolvidos no cuidado. O serviço de psicologia do HSC Blumenau atua no Centro de Oncologia, no CTI Adulto, na UTI Cardiológica, na UTI Neonatal e Pediátrica, nas clínicas médicas e clínica de saúde mental.
Além disso, os psicólogos também realizam atendimentos filantrópicos no Centro Municipal de Ampliação do Tempo e Espaço Pedagógico da Criança e do Adolescente (CEMATEPCA) e participam de comissões como, Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), Comissão de Cuidados Paliativos, Comissão de Pele e Comitê de bem-estar. Os atendimentos psicológicos ocorrem de forma individual ou através de grupos terapêuticos ou de família.
O terapeuta ocupacional é o profissional que tem como objetivo promover saúde e bem-estar, desenvolver, manter, melhorar ou recuperar a funcionalidade do cliente, fazendo com que ele possa desempenhar as atividades cotidianas, sendo independente e tendo autonomia. A terapia Ocupacional ajuda a compensar disfunções instauradas, diminuir os efeitos negativos da internação através da humanização, reduzir o tempo de internação, e, quando necessário, prescreve adaptações como órteses. No HSC Blumenau, a terapeuta ocupacional atua no CTI Adulto, na UTI Neonatal e Pediátrica, nas Unidades de clínica médica e cirúrgica e na Clínica de Saúde Mental.