SERVIÇOS CENTRO DE ONCOLOGIA

Centro de Oncologia

Em 1998, foi fundado o ambulatório de quimioterapia do Hospital Santa Catarina de Blumenau. Em meados de 2007, o serviço passou a ser chamado de Centro de Oncologia e, no início de 2011, após reformas para ampliação do setor, o nome foi mudado para Onco HSC.

 

Em 2017 foi construída uma nova ala para Onco HSC com mais de 800m². A estrutura conta com 12 salas de atendimento individual, 4 consultórios, uma sala de emergência, farmácia, instalações para o preparo e manipulação de antineoplásicos e posto de enfermagem. Tudo isso para a realização de um atendimento diferenciado e melhor estruturado.

 

 

 


.

 

AS PERGUNTAS MAIS FREQUENTES

O que é câncer?
O câncer, também conhecido como tumor maligno ou neoplasia, é desenvolvido por células do nosso próprio organismo que sofrem modificações no material genético, apresentando crescimento e multiplicação desordenados. Essas células não respondem aos mecanismos de controle do organismo, podendo adquirir capacidade de migrar e se desenvolver localmente ou em órgãos/tecidos distantes do local de origem (metástases).

Quais são as causas do câncer?
Existem diversas causas para o desenvolvimento do câncer, estando relacionadas a fatores externos e/ou internos do organismo. Os fatores externos incluem: substâncias químicas, irradiação e vírus (meio ambiente, hábitos, costumes). Já os fatores internos incluem: hormônios, condições imunológicas e alterações genéticas. Esses fatores causais podem agir isoladamente, em conjunto ou em sequência para iniciar o desenvolvimento do câncer.

O que é quimioterapia?
A quimioterapia consiste em um tratamento sistêmico que utiliza medicamentos, isolados ou combinados, cujo objetivo é combater as células tumorais. Entretanto, esses medicamentos também atingem as células normais do organismo, por isso o desenvolvimento das reações adversas. A quimioterapia pode ser administrada por diversas vias, sendo as mais comuns: oral, intramuscular, subcutânea, endovenosa, intratecal, intravesical e tópica. Lembrando que o tratamento quimioterápico pode ser associado também a radioterapia e/ou cirurgia.

Qual a duração do tratamento quimioterápico?
O tratamento quimioterápico é planejado de acordo com cada tipo de câncer, variando de pessoa para pessoa. Pode ser realizado das seguintes formas: ambulatorial ou hospitalizado. As aplicações podem ser diárias, semanais, quinzenais ou mensais.

DIFERENCIAIS

O Onco HSC é um espaço integrado de oncologia, que contempla: procedimentos e exames para a prevenção do câncer, tecnologia para diagnosticar os estágios da doença, modernas técnicas de tratamento e restabelecimento da saúde, infraestrutura médico-hospitalar com clínicas especializadas e acompanhamento com a equipe multiprofissional e de cuidados paliativos.

O Onco HSC tem disponível toda a infraestrutura do HSC Blumenau, para proporcionar melhor assistência aos pacientes, tais como: UTIs, Pronto Atendimento 24 h, Bluimagem - Clínica de Diagnóstico por Imagem, Laboratório, Centro Cirúrgico, Agência Transfusional e Serviço de Nutrição. Essa estrutura, também conta com atendimento de médicos hospitalistas que prestam assistência nas unidades clínicas do HSC Blumenau.

EQUIPE MÉDICA

• Dra. Denise Lopes Ferreira Machado – Oncologista clínica
• Dr. Rodrigo Kraft Rovere - Oncologista clínico
• Dr. Delson Morilo Langaro – Hematologista
• Dr. Alysson Rafael Fabris – Hematologista
• Dra. Marcela Barros e Sousa – Oncohematopediátrica
• Dra. Ana Maria Camargo Gallo – Reumatologista
• Dr. João Elias de Moura Junior – Reumatologista
• Dr. Robson Luiz Dominoni – Reumatologista

 

EQUIPE MULTIPROFISSIONAL

Hoje, é extremamente importante atender o paciente oncológico de forma integral. Dessa forma, o Onco HSC é composto por uma equipe multiprofissional: médicos oncologistas, hematologistas e oncohematopediátricos, reumatologista, enfermeira oncológica, farmacêutica oncológica, psicóloga, fonoaudióloga, nutricionista, fisioterapeuta, assistente espiritual clínico, auxiliar de enfermagem, de farmácia e administrativo. Lembrando que: uma equipe multiprofissional garante a eficiência e a qualidade do tratamento oncológico dentro do Onco HSC.

Observa-se assim, que a atuação da equipe do Onco HSC está voltada principalmente à prevenção do câncer, diagnósticos e tratamentos, assim como cuidados especiais de acordo com a necessidade de cada paciente. A Comissão de Cuidados Paliativos atua junto dos pacientes e familiares, prestando suporte, cuidados específicos e visando a uma melhor qualidade de vida, mesmo quando o tratamento já não oferece condições terapêuticas de cura.

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

O atendimento é de segunda a quinta-feira, das 7h às 17h, e sexta-feira, das 7h às 16h.

Telefone: (47) 3036-6093




RECEBA NOVIDADES

Se você deseja receber novidades sobre o HSC de Blumenau,

inscreva seu nome e e-mail nos campos abaixo para ser incluído na nossa lista de contatos:

Nome:


E-mail:

Siga e curta o HSC Blumenau nas redes sociais Siga-nos no Twitter Siga o HSC no Twitter Curta a Página do HSC no Facebook