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Vida e Saúde Chega de dores nas pernas TAGS: Artigo , Blog


Dores nas pernas, depois de um longo dia de trabalho, é uma queixa muito comum entre homens e mulheres. Mas o que fazer para aliviar as dores e melhorar a qualidade de vida? A melhor forma de amenizar as dores e diminuir a sensação de cansaço é estimular a circulação sanguínea. Veja a seguir algumas dicas.

Use meias elásticas: O uso de meias compressivas elásticas ajuda o sangue a subir em direção ao coração. Converse com o seu médico e veja qual a melhor opção para o seu caso.

Faça exercício físico: Os músculos da panturrilha desempenham um papel fundamental no retorno do sangue ao coração, funcionando quase como um "2º coração". Por isso a prática de exercícios que trabalham esses músculos, como caminhar ou andar de bicicleta, melhora a circulação sanguínea e alivia as dores nas pernas.

Alterne as atividades ao longo do dia:
Quem trabalha sentado deve se levantar, a cada duas horas no mínimo, para movimentar os músculos das pernas e alternar sua postura. Já, para quem trabalha o tempo todo em pé, a dica é caminhar um pouco entre uma atividade e outra e, se possível, optar por atividades que possa fazer sentado durante algumas horas ao dia.

Eleve as pernas: Deite de barriga para cima e coloque um ou mais travesseiros embaixo dos pés para que eles fiquem mais altos do que os quadris, deixando as pernas elevadas durante 20 minutos, todos os dias. Essa medida favorece a melhora do fluxo sanguíneo, trazendo alívio das dores, do peso e do cansaço. Associe movimentos dos tornozelos à flexão e extensão e a movimentos circulares. Isso aumenta a eficiência do bombeamento circulatório.

Perca peso: Quanto maior a circunferência abdominal, maior será a dificuldade do sangue em voltar para o coração, o que aumenta as dores nas pernas. Então, alimente-se bem e mantenha o peso em dia.

Diminua a frequência dos sapatos de salto alto: Os sapatos de salto alto mantêm os tornozelos em posição fixa, e isso limita o estímulo circulatório.

Evite sentar com as pernas cruzadas: As pernas cruzadas também dificultam o retorno da circulação, por isso posturas como essas devem ser evitadas no dia a dia.

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